11.3.15

MÚSICA NA TUA RUA - DE 18 A 21 DE MARÇO DE 2020


 Encontros musicais, encontro de pessoas. A cidade se encontrando com a música. A edição de 2020 do Festival Música de Rua – Música na Tua Rua começa dia 18 e segue até dia 21 em praças e ruas de Caxias do Sul. Artistas locais e nacionais estão na programação recheada de ritmos, sonoridades e propostas musicais afirmando também o espaço para debates.

Reunindo 17 artistas e projetos, o festival propõe encontros como o do folk da Delunar com o pop de Zattera. O consagrado DJ Chernobyl faz mixagens para os tambores de Tonico de Ogum. Um grupo de mulheres sonoramente poderosas vai reunir as cantauroras Bia Nogueira, de Belo Horizonte, com as catarinenes MC Versa e Ivanna Tolotti, mais Brenda Valler e Fran Duarte.

A diversidade da música também segue como marca do festival, que terá em seu line up do tenor ao rapper, da banda marcial ao bloco de carnaval, música afro e regionalista.

Além da Praça Dante Alighieri, diversos pontos do Campus Central da UCS, além do Centro de Convivência, que sediará as atividades do sábado, 21, o Festival cumprirá seu slogan dessa etapa levando música para a Estação Rodoviária de Caxias do Sul, o Lar da Velhice São Francisco e o Centro de Convivência dos Capuchinhos e o bairro de Ana Rech.

Um espaço debate apresentado pela jornalista e curadora Marília Feix será realizado na sexta, às 19h, Centro de Convivência da UCS. Reunindo as guitarrista e produtora Ivanna Tolotti, articuladora do
Tum Sound Festival, festival de música, inovação e empreendedorismo musical realizado em Florianópolis, e Bia Nogueira, ativista e integrante do projeto Imune MG, a proposta e conversar sobre as ações e articulações das mulheres no campo da música.

Estamos de volta às ruas com o fôlego e a fé artística na importância do encontro das pessoas através da música. Buscamos a diversidade expressa através da musica, valorizando artistas locais, dialogando com diferentes públicos, propondo parcerias instigantes e inovadoras. Também valorizamos o movimento cada vez mais forte e crescente do protagonismo feminino na música brasileira. Vamos do rap à música serrana, incluímos árias de ópera e banda marcial. Temos certeza de entregarmos uma programação relevante que amplia o repertório das pessoas, unindo diversão e informação cultural significativa nesta etapa”, afirma Luciano Balen, diretor do festival.

Bazar - Durante o sábado à tarde, na UCS, também será realizado o Bazar Música de Rua. Reunindo criadores locais, com propostas mais artesanais e alternativas, a ideia da curadora Julia Webber é exaltar a coletividade e os sentimentos de empatia e responsabilidade, buscando pluralidade entre moda, arte e também artesanato.


Algumas das atrações definidas são o criador caxiense Pedro Silva; 3 marias, marca sustentável de upcycling de tecidos com 3 estilos de design, para 3 moods de mulheres; Bruta, joalheria contemporânea; Ratazone Brechó; Clelia Dambros, com artesanato de bonecas de pano; Maria Lavrandeiras; marca feminista; Mad Atelier, lingeries artesanais; Fran Hermoza, sustentabilidade; Poison Candy, bolsas eco; K artes e design, papelaria artesanal; Pavonica, bijouterias pop, divertidas e feministas com perfume 90’s /00; e Gaia Alquimias, marca de Florianópolis de saboaria artesanal; Livraria Mercado de Ideias e Tecendo Carinhos, com artigos tramados manualmente.

Cenografia – Feita com caixas da Pisani Plástico, a cenografia do Centro de Convivência da UCS será feita com 80% das caixas já recicladas. As demais serão reusadas depois do festival. Todas em tons de verde, as peças comporão um cenário que propões reflexões sobre nosso consumo e repensar o plástico de uso único. Quem assina a arte botânica, composta por plantas como samambaias, será Gabriel Fonseca, do Ratazone. A concepção geral da cenografia é da designer Julia Webber.

Em 2020 o festival se desdobra em diversas etapas. Depois do Música na Tua Rua, o Festival Música de Rua volta em maio com etapas confirmadas em Bento Gonçalves e de também Caxias do Sul. Nesta etapa, artistas do Uruguai e Argentina encontrarão artistas da Serra Gaúcha e do Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, também realiza o Projeto Amplificador, que vai amplificar vozes de talentos jovens da periferia de Caxias do Sul e também é co-realizador do projeto Cultura Hip Hop nas Escolas, desenvolvido pelo rapper Chiquinho Divilas.

UCS apresenta Festival Música de Rua - Música na Tua Rua tem financiamento Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul
Apoio Cultural: Marcopolo e Fundação Marcopolo, Metadados e Pisani Plásticos. Os parceiros são Focco Sistemas de Gestão, Máquinas San Martin, SESC RS/Fecomércio, Neo Technology, DCE UCS e UCS FM.



________________

O Festival Música de Rua, há 9 anos ocupa os espaços públicos com música, tornando as cidades mais felizes.
 

Criado para incentivar a ocupação dos espaços públicos das cidades da Serra Gaúcha com música, além de concertos gratuitas ao ar livre, o Festival também é um espaço de conexão cultural, conectando as cidades da Serra Gaúcha à outras cidades da música na América Latina.
Outra frente de atuação do Festival são as oficinas de musicalização e cine-debates promovidos em escolas, promovendo a formação de plateia
  • resgatar o valor da música, levando música onde as pessoas estão.
  • aproximar músicos  e espectadores.
  • contribuir efetivamente para formação de plateia para a música artística. 
  • promover o encontro de músicos de distintos gêneros, fomentando a diversidade cultural.
  • deixar as cidades mais felizes.
  • unir as cidades da Serra Gaúcha pelos laços da música, promovendo trocas entre artistas locais e internacionais.
  • promover o encontro entre os músicos e agentes da cultura através das conferências da Incubadora da Música;
  • promover artistas e grupos potentes da região.
  • democratizar o acesso à música artística.
  • contribuir para a valorização da música de raiz
  • fomentar a Criatividade e a Inovação.