Incubadora da Música



INCUBADORA DA MÚSICA é o braço do Festival Brasileiro de Música de Rua onde se discute música e mercado. Nesta edição 2018, temos o prazer de receber o lendário Pena Schmidt!

O workshop será em duas ocasiões, e é importante que músicos e produtores possam estar em ambos os encontros:

Sexta 23/03 - 19h - Fabbrica - DIAGNÓSTICO DA CENA
Sábado 24/03 - 10h - UCS Bloco F Sala 111 - FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS PARA TURBINAR A CENA

O acesso é livre!

__________
PENA SCHMIDT | produtor musical, ex-executivo e diretor de gravadoras (esteve na Warner Music e é o responsável direto pelo surgimento dos Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor, Magazine entre outros); ex-presidente de Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), diretor de palco e proprietário da empresa de produção musical StageBrainz, ex- superintendente do Auditório Ibirapuera. Atua na Vida_Boa, pesquisa, consultoria e curadoria musical.

Técnico em eletrônica, operou o primeiro sintetizador no Brasil, um ARP2500 no Estúdio Prova em 1972. Trabalhando com Cláudio César Dias Baptista (CCDB), montou e operou o primeiro equipamento de som onde o técnico ficava numa mesa no centro da plateia, para Os Mutantes, em 1973. A partir desta experiencia como técnico de som, inicia uma época onde trabalhou nos principais eventos de música ao vivo, como Hollywood Rock, Festival de Águas Claras e especialmente no Free Jazz Festival, onde trabalhou em todas as edições como diretor de palco e diretor técnico.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pena_Schmidt


Produtores, patrocinadores, gestores de cultura e artistas se encontram para discutir a profissão, através das palestras e debates da Incubadora da Música. Para isto, terá como convidado o ex-diretor do Centro Cultural São Paulo e produtor musical Pena Schmidt, que carrega em seu currículo trabalhos como Mutantes, Titãs, Hollywood Rock, Free Jazz Festival e o primeiro Rock In Rio. Os encontros acontecem no Centro de Cultura Ordovás (sexta à noite) e na UCS (sábado pela manhã), em Caxias do Sul. 




Edições passadas:

A Incubadora da Música é um grupo aberto, que durante todo ano promove palestras, cursos e debates  sobre a profissão de músico. Os temas recorrentes são: Marketing, leis de incentivo,  administração de carreira, circulação em festivais, e tudo aquilo que se relaciona à música enquanto negócio. A Incubadora da Música uma realização de Festival Brasileiro de Música de Rua e Sesc Caxias do Sul.

Histórico:

Foram mais de 30 palestras realizadas entre 2013 e 2016, nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, dentre elas:
  • Case MIMO por Lú Araújo.  
  • Formação de Público por Dani Ribas / Centro de Pesquisas do SESC SP.
  • Formalização da MEI pelo SEBRAE Caxias do Sul.
  • Música LTDA por Leo Salazar / SEBRAE Nacional
  • Oficinas "Faça Você Mesmo" - Comunicação/Prod. Musical/Direção Artística.
  • Gestão de Carreira com Patrick Torquatto / DJ.
  • Gestão de Coletivos com Marta Carvalho / Festival Satélite 061- DF.


Confira alguns trechos de palestras e debates proporcionados pela Incubadora da Música, em Caxias do Sul: