Hip Hop nas Escolas

Cultura como Antídoto 
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".  (Paulo Freire)
  

Vencedor do Prêmio Educação RS 2019

Esta etapa é uma parceria do Festival Música de Rua com o Rapper, ativista social, Mestre e Doutorando Chiquinho Divilas, e tem como objetivo oportunizar aos estudantes o “fazer artístico”, em um espaço de fruição das artes, promoção da cidadania e inclusão pela CULTURA utilizando o HIP HOP e  seus elementos – DJ, MC, Break, Grafitti e Conhecimento, como potente ferramenta de comunicação, educação e civilidade.

Como?
  • Sensibilizar profissionais da educação quanto à importância do trabalho com a cultura popular em sala de aula;
  • Instrumentalizar os jovens no trabalho com a Cultura Hip Hop na busca de suas identidades;
  • Promover em jovens um espaço de reflexão sobre si mesmo e o seu lugar social, contribuindo na construção de valores, expectativas, realizações e sonhos;
  • Realizar oficinas que despertem o gosto pela cultura e a arte; gerando pensamento crítico entre os estudantes.
  • Proporcionar aos jovens estudantes espaços de experimentação do fazer artístico;
  • Proporcionar a inclusão da comunidade no processo de autoestima, pertencimento e identidade.

Os apoiadores são: Marcopolo e Fundação Marcopolo, Focco Sistemas de Gestão, Dakota Calçados e Kolosh, Quadrinhos Culturama e Fecomércio/SESC RS.


Edição 2021 - Etapa contemplada pelo edital Prêmio FUNARTE de Festivais de Música 2020

Palestra “A Cultura é a Cura”, com o rapper e educador social Chiquinho DivilasChiquinho conta sua trajetória de vida, desde as dificuldades da adolescência à formação acadêmica e aos prêmios.

https://www.youtube.com/watch?v=nuKmBbzQaQQ

Oficina “Genealogia do Hip Hop, com o rapper e educador social Chiquinho Divilas A história do hip hop, das origens no Bronx (EUA) até a chegada no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=o2P2dR6lOIg

Oficina de Rimas, com o rapper e educador social Chiquinho DivilasIntrodução da estrutura básica de composição de um rap, com tarefa prática para os estudantes. Pela manhã a atividade ocorre na Unidade Santa Fé.

https://www.youtube.com/watch?v=LQDzD1VRtVE

Oficina O que é Pajada, com o músico e pesquisador Rafael De BoniAs origens da pajada, sua estrutura, suas raízes e seu legado na América Latina.

https://www.youtube.com/watch?v=Es11g4TpSNY

Oficina O rap do Pampa, com o músico e pesquisador Rafael De BoniMais sobre a história da pajada, Jayme Caetano Braun e a ideia das três pátrias gaúchas, ligadas pelo pampa; Jose Hernandez e a clássica obra "Martin Fierro": a pajada como discurso de igualdade.

https://www.youtube.com/watch?v=e65kAsVfPxY&t=9s

Oficina A Poesia e a Cidade, com o poeta e professor Dinarte Albuquerque FilhoUma reflexão sobre a vivência nos centros urbanos: a vida comunitária, as relações de trabalho, a difusão da tecnologia; o surgimento da poesia a partir das nossas relações com a beleza das coisas cotidianas.

https://www.youtube.com/watch?v=1870omnih5I

Oficina Outros olhares sobre a cidade, com o poeta e professor Dinarte Albuquerque FilhoA relação da poesia com a nossa cidade.

https://www.youtube.com/watch?v=6ii4G_k0y18

Oficina de História da Moda, com a designer de moda Julia WebberA história da moda urbana desde os primórdios até os anos 80.

https://www.youtube.com/watch?v=W_OTlPw49Ms

Oficina de Moda Hip Hop, com a designer de moda Julia WebberA influência da cultura hip hop na moda urbana atual.

https://www.youtube.com/watch?v=jfPy_v4CATk

Oficina de História do Graffiti, com a artista visual e professora Fernanda RietaUma síntese sobre a história do graffiti e seus principais expoentes.

https://www.youtube.com/watch?v=wnD8Ei3XjP8

Oficina Graffiti, com a artista visual e professora Fernanda RietaTécnicas e exercícios de graffiti dentro da cultura hip hop.

https://www.youtube.com/watch?v=QDP9yERznqQ




CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MÚSICAS